MORE : mecanismo on line para referências

Sabe o desânimo que invade quando terminamos um trabalho acadêmico ou um TCC e chega a hora de normatizar e organizar as benditas referências? Pois é.

Pensando nisso Maria Bernardete Martins Alves (bibliotecária) e  Leandro Luis Mendes (aluno de graduação em Sistemas de Informação), numa parceria entre a BU (Biblioteca Universitária) e o RExLab (Laboratório de Experimentação Remota), sob a coordenação de João Bosco da Mota Alves (professor titular do Departamento de Informática e de Estatística, INE, e coordenador do RExLab) criaram o MORE (mecanismo on line para referências).

De acordo com a apresentação o MORE é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT.  O mecanismo cobre os documentos  mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail.
Além disso o programa automatiza algumas procedimentos tais como: a inversão dos nomes dos autores (sobrenome, prenomes); uso de maiúsculas e minúsculas, grifo no título e pontuação.

A ferramenta permite guardar referências num banco de dados pessoal e ainda pesquisar referências num banco de dados públicos.  Ou seja, é uma tremenda mão na roda.

Para criar a referência é só escolher o tipo de material (livro, site, dicionário, etc. ), preencher o formulário com os dados e a referência sai prontinha.

O mecanismo adianta muito a vida de qualquer um e é ótimo também para ajudar na hora da pesquisa, onde lemos muitas coisas e nem sempre guardamos as referências.

O endereço dessa benção é:  http://www.rexlab.ufsc.br:8080/more/index.jsp#

Qualquer dúvida sobre a ABNT ou normatização, fiquem a vontade para procurar a Biblioteca.

4 comentários sobre “MORE : mecanismo on line para referências

  1. Eliana da Silva Rodrigues

    Por favor, poderiam divulgar o endereço do “MORE”,
    Obrigada,
    Eliana Rodrigues

  2. Natacha Gerling

    Boa noite, estou tentando acessar o more, mas aparece uma página de servidor, com Login e password.

    Algum problema relatado?

    • Bom dia Natacha. Não há problema nenhum, o site só pede que você realize um cadastro para usar a ferramenta e assim guardar suas referências.
      O cadastro é rápido e fácil. Mas caso você prefira, pode utulizar o site sem o cadastro, passando o cursor do mouse em cima do menu a esquerda com as opções de referências. Ao clicar em cima da desejada, outra janela se abrirá para que você forneça os dados para a elaboração da referência. Qualquer dúvida, entre em contato. Boa sorte!

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s