Hoje é Bloomsday

James Joyce, autor de Ulisses

Este é o único feriado conhecido em homenagem a um romance, o clássico ‘Ulisses’, de James Joyce. Marcando a data, todos os anos são promovidos eventos em todo o mundo relembrando a trajetória do escritor

Todos os anos, o dia 16 de junho foi fixado como uma data comemorativa do romance Ulisses, do modernista irlandês James Joyce. As celebrações do Bloomsday não são restritas ás fronteiras irlandesas. Hoje, eventos são promovidos no mundo todo, inclusive no Brasil, com atividades como palestras, debates, exibição de filmes, saraus, apresentações musicais, etc.

Em Dublin, os organizadores do evento principal promovido pelo governo, o Bloomsday Festival, relembram os acontecimentos do livro, passados em dezenove ruas da capital irlandesa.

O nome do evento deriva do herói do romance, Leopold Bloom. A epopéia em que ele se vê envolvido em Ulisses acontece ao longo de 16 horas do dia 16 de junho de 1904.

O Bloomsday Festival de Dublin tem duração de uma semana, entre os dias 11 e 16, com uma programação especial no último dia. No evento desse ano foram já promovidas diversas palestras sobre o escritor e sua obra, organizados passeios de bicicleta pelas ruas da cidade, passeios turísticos de ônibus e reuniões públicas para tomar o chá da tarde.

Hoje, dia 16, o dia começou com um café da manhã coletivo no centro da cidade, com o público vestindo trajes típicos do início do século XX. A programação inclui ainda apresentações musicais, leituras dramáticas nos locais onde acontecem as ações do livro, recitais de poesia, até um grande evento no Pub Metropolis, onde os participantes se encontram no final do dia.

Existem divergências sobre quando o evento começou de fato a ser celebrado informalmente pelos amantes da literatura do escritor. Enquanto alguns especialistas apontam o ano de 1925, apenas três anos após o lançamento da primeira edição de Ulisses, outros apontam que o Bloomsday começou realmente em 1954, no 50º aniversário do dia em que transcorre a ação de Ulisses, 16 de junho de 1904.

No Brasil, o evento começou a ser comemorado em São Paulo em 1988. Nesta 24ª edição do Bloomsday houve já uma festividade na Casa Guilherme de Almeida, na Casa das Rosas no último sábado, dia 11.

Nesta quinta-feira, haverá também um evento no Finnegan’s Pub, com apoio da Casa Guilherme de Almeida. A programação especial do Finnegan’s Pub começa hoje às 19h e vai até as 22h, com entrada franca. Haverá leituras dramáticas da obra de Joyce e apresentações de música irlandesa.

Fonte: Causa Operária

Alguns livros de James Joyce disponíveis no acervo da biblioteca:

  • Dublinenses
  • Ulysses
  • A portrait of the artist as a young man
  • Finnegans wake

Para mais informações sobre as publicações, consulte a Base Minerva.

Um comentário sobre “Hoje é Bloomsday

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s