A UFRJ entra para lista das 10 melhores da América Latina

A UFRJ foi eleita esta semana a melhor universidade federal do Brasil pelo QS World University Rankings, um dos rankings mais respeitados do mundo. O QS, que anualmente traça um panorama das 600 universidades de ponta no mundo inteiro, divulgou, no dia 13, sua listagem dedicada a classificar as instituições da América Latina.

Com essa classificação, a UFRJ entra também para a lista das dez melhores universidades da América Latina no ranking, dividindo espaço com as brasileiras USP (1ª colocada) e Unicamp (2ª), e mais sete instituições de ensino do Chile, México e Colômbia. No ano passado, a universidade ocupava a 19ª colocação, passando este ano para a oitava.

Para o reitor da UFRJ, Carlos Levi, a melhora na posição da universidade é resultado, principalmente, do atual processo de expansão das universidades federais no país: “As universidades federais, até 2003, vinham sofrendo com um processo acelerado de degradação. No entanto, recentemente, com o programa de expansão de universidades do Governo, os investimentos de custeio de despesas e recursos humanos vêm garantindo expansão qualificada das nossas federais”, afirma Levi.

Compilado pelo QS Intelligence Unit, em conjunto com seu conselho de líderes acadêmicos mundiais, o QS World University Rankings é extensamente utilizado como referência por universitários, profissionais acadêmicos e governos de todo o mundo. Os rankings são sustentados por quatro pilares: pesquisa, ensino, empregabilidade e internacionalização.

 

Fonte: http://www.ufrj.br/mostranoticia.php?noticia=13002_Universidade-entra-para-lista-das–melhores-da-America-Latina.html


Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s