Alice Munro é a ganhadora do Nobel de Literatura de 2013

Imagem

 

A canadense Alice Munro, de 82 anos, venceu o Nobel de Literatura 2013, tornando-se a 13ª mulher a conquistar o prêmio.

O júri do Prêmio Nobel a considera uma “mestra da narrativa breve contemporânea”. Sua obra muitas vezes se concentra nas fraquezas da condição humana na diferença entre sua infância, na cidade conservadora de Wingham, e sua vida após a revolução social dos anos 1960. Por essas características, muitos a chamam de “Chekhov canadense”. Entre suas obras estão os títulos “O Amor de Uma Boa Mulher” (2013), “Felicidade Demais” (2010), e “Fugitiva” (2006).

“Suas histórias se desenvolvem geralmente em cidades pequenas, onde a luta por uma existência decente gera muitas vezes relações tensas e conflitos morais, ancorados nas diferenças de geração ou de projetos de vida contraditórios”, destacou a Academia. “Encontramos geralmente em seus textos descrições de acontecimentos cotidianos mas decisivos, uma espécie de epifanias, que esclarecem a história e iluminam as questões existenciais”, completou o júri do Nobel.

“Eu sabia que estava concorrendo, sim, mas nunca imaginei que ganharia”, disse ela, ao telefone, à imprensa canadense. A Academia sueca não conseguiu avisá-la sobre o prêmio, mas deixou uma mensagem no telefone da escritora. Em comunicado oficial liberado pela sua editora Penguin Random House e publicado no jornal “The New York Times”, a autora se diz surpresa por ganhar o “prêmio que vai deixar muitos canadenses felizes. Também fico feliz em saber que isso atrairá a atenção do mundo para a literatura canadense”. 

No conto O Amor de uma Boa Mulher, publicado no livro homônimo de 1998, é possível perceber o tom bucólico da história, que se passa em uma pequena cidade, cenário preferido da autora. O livro foi publicado no Brasil neste ano, pela editora Companhia das Letras, que cedeu o conto que dá título a obra para VEJA Meus Livros. Se quiser ler, aí está o link: Amor de uma boa mulher.

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s